Atlas Media Lab

Somos uma escola de cursos onde as ideias circulam sem fronteiras.

Workshop de Infografia

Os infográficos ocupam hoje um lugar central na maior parte dos conteúdos veiculados. Além de facilitar a visualização de dados que podem se mostrar complexos e de difícil compreensão para leigos no assuntos trabalhos, eles também se adaptam à rapidez do consumo de conteúdos com a qual lidamos nos dias atuais. Compreender a melhor forma de filtrar informações e apresentá-las de uma forma clara e dinâmica para seu público-alvo tem sido um diferencial para profissionais da área, que acabam dando vazão ao seu lado mais criativo e investem em maneiras mais irreverentes e atraentes para transmissão de informações.

É um dos cursos mais tradicionais e mais bem avaliados pelos alunos.

Porque a infografia é tão importante atualmente?

Com a facilidade de acesso e o aumento no fluxo de informações em nosso dia a dia, fica cada vez mais difícil filtrar o conteúdo mais relevante e também ser notado no mar de dados. Sendo assim, faz-se necessário buscar formas cada vez mais simples e claras para a transmissão de informações, fato este que confere uma maior atenção à visualização de dados. Nessa área, a Infografia, prática que une de forma harmônica o design e o fluxo informacional visando criar gráficos mais intuitivos e claros, passa a ser utilizada de forma massiva em jornais, revistas e publicações on-line, visando complementar e ilustrar as informações, além de destacar fatos e se tornar um importante diferencial competitivo.
Abaixo alguns links que demonstram a importância da infografia e da visualizacão de dados:

A beleza da visualização de dados

Infografia: a informação visual

Graphical perception – learn the fundamentals first

Objetivos

  • Delinear as principais diferenças entre um infográfico e uma peça gráfica com excesso de informações
  • Mostrar os tipos e a edição de dados presentes em um infográfico
  • Indicar a importância do olhar do editor e como ele é importante para que infográfico tenha uma narrativa e uma informação clara.
  • Demonstrar que a arte mais bonita nem sempre é a mais adequada para mostrar informações
  • Apresentar recursos e dicas para construção de um infográfico visualmente harmônico e funcional

Conteúdo programático

  • Porque investir em Infográficos?
    Entender que a Infografia não é só um estilo gráfico com imagens agradáveis.O infográfico deixa as informações muito mais claras e  visíveis.
  • Por onde começar?
    Veja as ferramentas práticas e teóricas necessárias para começar.
  • A importância do olhar do editor.
    Entenda a importância do editor para construir a narrativa e guiar o olhar do leitor dentro do infográfico.
  • Embates entre forma e função.
    Construir um infográfico bonito não significa que o mesmo seja claro e informativo. Entenda os tipos de representações mais adequados para cada caso.
  • Finalização de arquivos e veiculação.
    Dicas de como fazer um infográfico com muitos dados ter uma identidade visual coesa e de como conduzir a leitura de informação do leitor através do design.

Público-alvo

Profissionais das áreas de comunicação e design gráfico que já trabalham ou querem começar a trabalhar no campo da Infografia.

Por que fazer o workshop de Infografia no Atlas Media Lab?

atlas_fotos_palestrantes-04

O workshop conta com a presença de Beatriz Blanco, Bacharel em Midialogia pela Unicamp e Mestre em Artes Visuais pela mesma universidade, com pesquisa sobre interatividade e usos expressivos de recursos multimídia.  Atua como infografista desde 2010, com produção voltada para o jornalismo online e hoje ainda trabalha como professora no Centro Universitário SENAC de São Paulo. Além dela, estarão presentes também Marcos Singulano Ponzoni (meio), Bacharel em Midialogia pela Unicamp e Diretor de Arte Júnior na Agência Supera Comunicação, onde atende clientes como Bimbo, Monsanto, Cebrace, Vitae e Oxiteno.  Além de designer também é ilustrador e colaborador do blog Midializado. Para completar o time de palestrantes também contamos com a presença de Fernando Martins Collaço (direita), mestre em Artes Visuais pela Unicamp que junta sua experiência como videomaker e editor para falar sobre infográficos animados.

Veja fotos das últimas turmas de Infografia aqui. O curso obtém uma nota média de 8,5 na avaliação dos ex-alunos, sendo bastante requisitado pelo público. Como complemento, recomendamos os cursos de Mídias Sociais para Jornalistas e Design para Iniciantes. Alunos Atlas ganham desconto em futuras inscrições.

Próxima turma: a definir
Local: Premium Paulista – Av. Paulista, 1.439, conj. 24 (em frente ao metrô Trianon Masp)
Palestrantes: Beatriz Blanco, Fernando Martins Collaço e Marcos Singulano

Vagas:25

Investimento: R$ 160,00 – podendo parcelar no cartão ou pagar no boleto. Se você é ex-aluno Atlas, você tem direito a 25% de desconto, ficando 120 reais. Para usufruir, basta mandar um e-mail para atlasmedialab@gmail.com que iremos dar o cupom promocional.

Quer saber quando rolará a próxima turma? Mande email para atlasmedialab@gmail.com ou mensagem na nossa página no Facebook.

13 comentários em “Workshop de Infografia

  1. Pingback: Workshop de Infografia no Atlas Meida Lab | Tarcízio Silva

  2. Pingback: Workshop de Infografia no Atlas Media Lab | Tarcízio Silva

  3. João
    31 de janeiro de 2014

    Esse curso rolou em 2013 ou vai rolar em 2014??!

    Aguardo contato

    • Gabriel Ishida
      31 de janeiro de 2014

      Oi João, o curso rolou duas vezes em 2013 e vai rolar novamente em 2014 🙂

      Te enviarei mais detalhes via email.

  4. Pingback: Info-Links da Semana [24] | Visual Loop Brasil

  5. Mariana
    28 de fevereiro de 2014

    Olá, sou do interior de sp e gostaria de receber detalhes sobre o curso por email tambem ! Valeu.

    • marcossingulano
      28 de fevereiro de 2014

      Mariana! Bom dia!
      Será um prazer responder as suas dúvidas. Por favor, envie um e-mail com seu contato para atlasmedialab@gmail.com que enviamos mais detalhes ou qualquer outra dúvida para você! =)

      Obrigado!

  6. alexandre meo
    15 de abril de 2014

    tenho muito inreresse em fazer este curso. Sou professor e utilizo muitos infográficos para me comunicar com os alunos. Acredito que esta ferramenta pode melhorar as minhas aulas. Como posso pegar mais detalhes com vcs ?

  7. adauto
    13 de agosto de 2014

    Gostaria de informações com relação ao workshop dos links abaixo.

    http://atlasmedialab.com/cursos/workshop-de-design-para-iniciantes-mae-eu-que-fiz/
    http://atlasmedialab.com/cursos/infografia/

    se são emitidos certificados como curso , com descrição de carga horário?
    e Se pode ser emitido forma de pagamento dos curso para empresa , para participação de funcionário?

    obrigado

    • marcossingulano
      13 de agosto de 2014

      Oi Adauto!
      Boa tarde!

      Para todos os cursos do Atlas, nós emitimos certificado com descrição e carga horária, assinados pelos palestrantes.
      Para a participação de funcionário da empresa, você pode encaminhar o pedido do que precisa para o nosso e-mail atlasmedialab@gmail.com que faremos o possível para te atender!

      Abraços!

  8. Ricardo Silva
    3 de setembro de 2014

    Caros, como é que conseguem abordar esse tema em apenas meio período?
    Não fica vago?

    • Fernando Collaço
      3 de setembro de 2014

      Oi Ricardo, tudo bem? O Workshop de Infográficos tem como principal enfoque uma introdução à história dos Infográficos e seus elementos constituintes, bem como uma exposição de cases e exemplos que são comentados pela nossa especialista em Infografia, Beatriz Blanco. Por fim, encerramos com uma atividade prática para fixação dos conceitos. É um Workshop que visa muito mais uma introdução ao assunto e que dá diretrizes para a prática, bem como oferece um acompanhamento pós-Workshop se o aluno tiver dúvidas ou demandas pessoais. O curso é um dos nossos principais produtos e nosso retorno sobre ele tem sido bem positivo por parte dos alunos. Se precisar de qualquer outra informação escreve pra gente! Abraços

Deixe um comentário