Atlas Media Lab

Somos uma escola de cursos onde as ideias circulam sem fronteiras.

Workshop de Mídias Sociais para Jornalistas

As mídias sociais já são canais de intenso consumo de informação por parte do público. Todos os principais veículos de comunicação estão presentes nas mais populares redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, etc.) e, com o grande crescimento do volume de informações que somos submetidos, realizar uma produção e curadoria de conteúdo para ser postado nesses canais sociais acaba sendo uma tarefa que exige muito além da simples execução: deve-se planejar, entender o público alvo, compreender as linguagens próprias de cada rede e, principalmente, saber escolher e produzir o conteúdo adequado.

Voltado tanto para jornalistas que precisam compreender melhor como lidar com as mídias sociais quanto para profissionais que estão entrando no mercado de produção de conteúdo para marcas, o workshop se focará no planejamento e nas boas práticas em procurar, fazer curadoria e produzir conteúdo informativo/jornalístico, sendo ministrado pela reconhecida Jacqueline Lafloufa, jornalista de tecnologia desde 2009, já tendo experiência como editora no BlueBus e com contribuições frequentes no Tecnoblog e Brainstorm 9.

Links sobre o assunto:

Observatório da Imprensa – A importância das mídias sociais para os jornalistas

O Manual da Reuters para as mídias sociais

Objetivos: 

  • Mostrar como trabalhar com conteúdo informativo/jornalístico para as mídias sociais.
  • Apresentar especificidades e cuidados para cada mídia social.
  • Apresentar boas práticas para encontrar informações, tendências e formar redes de contatos.
  • Mostrar como mensurar os resultados das ações e melhorar a recepção do público.

Conteúdo programático

  1. Por que as mídias sociais são importantes para o Jornalismo?
  2. Entendendo o público alvo e o funcionamento de cada rede
  3. Criando a sua própria rede de informações
  4. Posicionamento profissional dentro das mídias
  5. Pescando tendências e conferindo informações
  6. Ética e transparência
  7. Inovando através das mídias
  8. Boas práticas na produção de conteúdo
  9. Mensurando resultados e melhorando a recepção do público

Por que fazer esse workshop no Atlas Media Lab?

Contamos com a experiência jornalística de Jacqueline Lafloufa, ex-BlueBus, site notadamente reconhecido como inovador na forma de usar as mídias sociais e produzir conteúdo para o público de tecnologia e inovação. Atualmente, ela desenvolve artigos e matérias para os reconhecidos veículos Tecnoblog e Brainstorm 9. Além disso, o workshop conta também com Gabriel Ishida, um dos fundadores do Atlas Media Lab e analista de inteligência em mídias sociais na dp6, consultoria de marketing digital reconhecida no mercado como referência em mensuração de resultados. Com a experiência de produção de conteúdo da Jacqueline e o know-how de análise de Gabriel Ishida, o workshop abordará os principais pontos para que o profissional possa sair capacitado a lidar melhor com conteúdo para mídias sociais e aprimorar seu trabalho.

Segue os mini-CVs:

atlas_fotos_palestrantes-01

Jacqueline Lafloufa é jornalista de tecnologia desde 2009, trabalhando com conteúdos para mídias digitais. Integrou por 4 anos a equipe de editores do Blue Bus, onde era responsável pela curadoria das editorias de tecnologia, publicidade, jornalismo, inovação e mídia. Colabora para o Tecnoblog e Brainstorm 9 com matérias especiais sobre inovação, tecnologia e negócios. É formada em literatura e pós-graduada em jornalismo científico pela Unicamp.

Gabriel Ishida é formado em Midialogia na Unicamp e trabalha há cinco anos com análise em mídias sociais, sendo especialista em mensuração de resultados e performance. Atualmente, trabalha na dp6, consultoria de marketing digital, aonde já atendeu marcas como Coca-Cola Company, Itaú, Philips, Visa e Johnson&Johnson. É um dos fundadores do Atlas Media Lab e criador do blog Midializado.

——————

Há pouquíssimos cursos sobre o assunto no Brasil, sendo aqui o mais barato do mercado. Veja fotos das turmas realizadas em São Paulo e em São José dos Campos.

Data: a definir

Local: em São José dos Campos e São Paulo – lugares a definir

Vagas: 20

Investimento: R$ 120,00 reais – podendo ser parcelado no cartão de crédito ou pago no boleto.

Quer fazer o curso? Mande email para atlasmedialab@gmail.com demonstrando interesse que avisaremos quando abrirmos turma.

7 comentários em “Workshop de Mídias Sociais para Jornalistas

  1. cgceducacao
    12 de maio de 2014

    Ola, gostaria de participar da próxima turma do curso “midias sociais para jornalistas” em Sao Paulo. Tem previsão?

    • Gabriel Ishida
      12 de maio de 2014

      oi Cecília, não há previsão ainda, mas te avisamos quando tivermos turma marcada.

      obrigado pelo interesse!

      • cgceducacao
        12 de maio de 2014

        Fico no aguardo. Obrigada!

  2. Thais Beki
    1 de setembro de 2014

    Poxa, faz uma turma de um sábado aqui em Goiânia!

  3. Bruna
    14 de outubro de 2014

    Me interesso pelo Curso de Mídias Sociais para Jornalistas também. Já há previsão para acontecer aqui em São José dos Campos?

    • Gabriel Ishida
      14 de outubro de 2014

      oi Bruna, temos previsão para o ano que vem esse curso em SJC 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: